terça-feira, 22 de outubro de 2013

Casinha Mineira

Este restaurante faz jus ao nome: é uma casa pequena, com comida mineira. É também o primeiro restaurante mineiro à la carte que vou na região, uma vez que os restaurantes de comida mineira visitados anteriormente eram ou por kilo ou no esquema de rodízio. E como um bom fã da culinária mineira, visitar novos restaurantes mineiros em sistemas "inéditos" é sempre uma novidade agradável para mim.

Apesar de possuir dois andares, o estabelecimento é estreito, por isso o espaço entre as mesas é também um pouco estreito. Apesar disso, o local é bem iluminado e a decoração é bacana. As mesas e cadeiras são de madeira, no estilo rústico, e achei que as cadeiras poderiam ser um pouco mais confortáveis. Ficar muito tempo sentado ali faz com que fiquemos com a retaguarda quadrada.

Achei o cardápio bastante interessante: de tamanho adequado, fácil de manusear, organizado e com as respectivas descrições de modo claro e objetivo. Taí um detalhe com que poucos restaurantes se preocupam, mas que foi muito bem resolvido aqui.

O ambiente é um pouco barulhento, sendo os próprios clientes os responsáveis pela conversa em voz excessivamente alta. O critério que utilizo para julgar se um restaurante é barulhento ou não é a facilidade (ou não) com que consigo conversar com os colegas da minha mesa. Aqui, precisei levantar a voz mais do que o normal para ser ouvido.

Falando nisso, ao longo dos anos percebi que o volume das conversas é determinado mais pelo tipo de público do restaurante (mais educado ou menos educado, mas em termos de educação em casa mesmo), ao invés de ser algo de responsabilidade do restaurante, salvo nos casos em que há algum fator "externo", como TV em volume alto ou outros fatores, como por exemplo ter um estacionamento de motos bem em frente ao local.

De qualquer forma, vamos ao que realmente interessa: a comida. De entrada, pedimos uma porção de pastéis de angu com queijo.


Ao chegarem à mesa, confesso que fiquei um pouco decepcionado com o tamanho dos mesmos. Não fiquei esperando que tivessem o tamanho de pastéis de feira, por exemplo, mas imaginei algo do tamanho de metade de uma caixinha de CD. Mas eles eram ainda menores, e por um momento até achei que fossem risoles, e que haviam sido entregues na mesa errada.

Apesar do tamanho diminuto, o sabor estava bom. Os pastéis chegaram quentinhos, a massa estava boa, e o recheio de queijo estava completamente derretido.

Há molho caseiro de pimenta disponível nas mesas, e achei o mesmo bastante suave e agradável ao paladar. Havia também outros molhos com outros tipos de pimenta, mas imagino que estes precisariam ser solicitados aos garçons.

De prato principal havia várias opções, juntamente com seus respectivos nomes inusitados: Sonho Caipira, Mexe-Mexe Mineiro, Esquadrão da Obra, Trem Bão e Boi Ralado, entre outros. Optei pelo Boi Ralado: arroz, feijão, carne moída e fritas.




Todos os pratos vêm dentro de pequenas travessas de barro, habilmente carregadas pelos garçons. A comida estava saborosa, veio numa quantidade mineira (ou seja, muito boa, pelo menos para mim), e o tempero não estava excessivamente salgado, o que considero um ponto positivo.

Tenho certeza que as sobremesas eram generosamente saborosas e açucaradas, mas naquele momento não havia mais espaço interno disponível para acolhê-los. Fica para uma próxima.

Onde: Rua São Carlos do Pinhal, 445.
Quanto: Porção de pastéis de angu com queijo a R$15,00. Boi ralado a R$19,00.
Ponto positivo: qualidade da comida.
Ponto negativo: ambiente um pouco apertado e barulhento; os pratos demoram para chegar à mesa (no nosso caso, levaram intermináveis 28 minutos - o que não é pouco, principalmente quando estamos com fome).
Vale a pena? Sim, mas desde que você esteja com tempo disponível. Apesar disso é um bom custo-benefício, principalmente considerando a região. Há outros pratos, mais caros, mas de forma geral é possível comer bem pagando um preço coerente.
Site oficial: http://www.casinhamineira.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário