Sou um dos antigos fãs deste lendário restaurante de curry (ou karê, para os mais íntimos).
Para quem não conheceu, era um restaurante que ficava no subsolo do Top Center, e servia o melhor curry da cidade. Carne, frango ou legumes, mergulhados num caldo quente e forte, com 4 níveis de "ardência": suave, médio, forte e extra-forte. De entrada era servida uma salada, e depois de chegado o prato principal (que acompanhava uma porção de arroz branco), era impossível não suar neste restaurante. Nos dias mais frios, experimentar este prato era um deleite.
O ambiente era claro, aconchegante, e repleto de mangás, os famosos quadrinhos japoneses. O lugar não era muito grande, e como a procura era alta, principalmente no inverno, era preciso chegar bem cedo para garantir uma mesa.
Mas, certo dia, eis que encontramos o restaurante fechado. Nenhum aviso, nenhum comunicado, nada. Simplesmente fechado. Tentamos voltar outras vezes lá, mas o cenário era o mesmo. Simplesmente estava fechado. Procuramos informações, pesquisamos na internet, e nada. A decepção foi grande, e tenho certeza que muitas outras pessoas tiveram essa mesma sensação de abandono e perda.
Eis que, num belo dia, descubro que o namorado de uma colega da faculdade era, nada mais, nada menos, que o filho dos donos desse restaurante.
"Que legal!", pensei. "Agora vou descobrir para onde foi o restaurante!".
Ledo engano.
Conversei com esse filho da famosa "Mãe Carê", e ele me disse que tudo começou quando a academia (cujo nome não citarei) resolveu instalar-se ali. Basicamente, o custo de deixar aquele local e instalar-se no andar superior (onde agora estão os restaurantes) iria onerar o negócio de forma que seria inviável e impraticável continuar com o restaurante. A família abandonou o negócio, e foi por isso que nunca mais ouvimos falar da casa.
Perguntei se eles tinham a intenção de voltar com a casa em outro endereço, mas a resposta foi negativa. Confesso que fiquei feliz com a explicação, mas ainda continuo inconformado com o fim da casa. Resta agora torcermos para que outra família talentosa resolva investir nesse nicho de mercado, contribuindo dessa forma para a felicidade geral dos nossos estômagos.
A origem do nome do restaurante
E agora vem o melhor: por que o restaurante chamava-se "CB Curry House", e não "CH Curry House", por exemplo? O que significa CB?
Ao contrário do que muitos podiam imaginar, CB não significa "Carê da Batchán", tampouco "Sangue-bom" (pois é, até isso falaram).
Segundo a família, o nome foi inspirado numa empresa britânica, C&B, que foi a responsável por levar o curry da Índia (na época, colônia britânica) para o Japão, por volta do século XVIII. Simples, não? E foi assim que começou a história deste famoso prato, tão apreciado pelos paladares do mundo todo.
Uma pena... Eu frequentava pelo menos 1x por semana. Até hoje não esqueci de lá. Deixou saudades.
ResponderExcluirRecentemente foi inaugurado restaurante na Al. Santos, 1470 que serve um ótimo Karê, além de Yakissoba e Teppan. Vale a pena conferir.
ExcluirPuxa vida, saudades do carê!
ResponderExcluirEstelis
Recentemente foi inaugurado restaurante na Al. Santos, 1470 que serve um ótimo Karê, além de Yakissoba e Teppan. Uma delícia! Vale a pena conferir.
ExcluirNosssa, então é essa a história do fim desse restaurante?! Que coisa hein. Nessa época que tava fechando, eles até tinham pegado e-mails de alguns frequentadores para depois avisarem caso mudassem para outro lugar, mas ficamos esperando esperando e nada de e-mail. Tempos depois, tinha até blogs e comunidades perguntando sobre onde reabriria esse restaurante. É uma pena que não reabrirá
ResponderExcluirRecentemente foi inaugurado restaurante na Al. Santos, 1470 que serve um ótimo Karê, além de Yakissoba e Teppan. Uma delícia! Vale a pena conferir.
ExcluirCaro colega.
ResponderExcluirPelo menos agora sabemos o que aconteceu.
Vc não quer me passar o contato do filho?
Tenho um grupo de amigos que trabalham com restaurantes, investem, compram, ajudam e eu tinha falado pra eles do CB, quem sabe esse pessoal não ajuda eles a voltarem.
Eu ficaria muito feliz a saudade é grande.
Recentemente foi inaugurado restaurante na Al. Santos, 1470 que serve um ótimo Karê, além de Yakissoba e Teppan. Uma delícia! Vale a pena conferir.
ExcluirPo! Ri muito alto aqui no escritório com o comentário do "Sangue-bom", rs
ResponderExcluirMas de qualquer forma, gostaria MUITO de voltar a experimentar aquelas maravilhas!
Se voltarem ao funcionamento, e alguém puder me avisar, ficarei muito feliz!
eltongameiro@gmail.com
Abraço!
Recentemente foi inaugurado restaurante na Al. Santos, 1470 que serve um ótimo Karê, além de Yakissoba e Teppan. Uma delícia! Vale a pena conferir.
ExcluirAgora só tem no japão o curry house
ResponderExcluirRecentemente foi inaugurado restaurante na Al. Santos, 1470 que serve um ótimo Karê, além de Yakissobe e Teppan. Vale a pena conferir.
ExcluirO restaurante japonês da praça de alimentação no Top Center serve o bom e velho carê - ouvi dizer que a "mãe carê" é amiga da dona e transferiu seu legado. Não tem o chorinho de gohan mais meio carê, mas o Menchi-katsu é tão bom quanto.
ResponderExcluirRecentemente foi inaugurado restaurante na Al. Santos, 1470 que serve um ótimo Karê, além de Yakissobe e Teppan. Vale a pena conferir.
ExcluirRecentemente foi inaugurado restaurante na Al. Santos, 1470 que serve um ótimo Karê, além de Yakissobe e Teppan. Vale a pena conferir.
ResponderExcluirVocê ainda mantém contato com este amigo?
ResponderExcluirDe repente poderíamos conseguir um investidor anjo para dar continuidade a este legado!, me procure:
card.master.lu@gmail.com
Luciano....
Finalmente encontrei informações sobre o finado CB!!! Puxa, que pena eles não terem reaberto, eu adorava a comida deles, principalmente o chicken-katsu...delicioso!!!
ResponderExcluirExatamente Graciela, era muito bom mesmo!
ExcluirSó agora fiquei sabendo...Há anos estou procurando! Que pena....Alguém conhece algo parecido? Pois igual não vai existir...
ResponderExcluirTenho saudades tambem dos mangas...
ResponderExcluirUma vez, fui lah com um amigo, comemos e continuei a ler. Em dado momento, meu amigo me cutuca. Olho em volta e estah meio escuro.
A dona, lah da porta (a meia altura) pacientemente estava aguardando eu me tocar "Eu preciso fechar".
Eu simplesmente adorava o lugar !
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir