quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Subway

Como muitos de vocês já sabem, sou fã de sanduíches, e uma das redes que costumo frequentar é esta.

Gosto do tamanho do lanche e, principalmente, do preço. Afinal, comer um sanduíche generoso de 30cm sem precisar deixar metade do salário é algo raro aqui na região. Por isso, sempre que consigo (ou sempre que o saldo na conta corrente exige) venho para cá. Já tive a oportunidade de visitar várias lojas em diversas cidades diferentes (São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, etc), e outras também no exterior.

Entretanto, se há algo que notei em todas as lojas é a qualidade do atendimento. Ou melhor, da ausência dela.

A maioria esmagadora dos funcionários dessa rede demonstra que está pouco satisfeita com as tarefas que precisa executar, além de um certo despreparo no trato com os clientes (percebi isso também numa das lojas do Subway de Nova York, mas nesse caso o atendimento de qualidade duvidosa já era esperado).

Um bom exemplo é o que aconteceu hoje. Fui almoçar no Subway da Alameda Santos (quase no cruzamento com a Alameda Campinas), e o funcionário que me atendeu ficou insistindo para que eu escolhesse o pão de 30cm, ao invés do de 15cm. Agradeci a sugestão e mantive o meu pedido, mas o funcionário, para não se dar por vencido (ou por ter a supervisora nas proximidades) continuou a insistir, mas de forma tão rude e imatura, que achei que pudesse ser algum tipo de brincadeira.

A impressão que tenho é que a rede não investe adequamente na contratação e no treinamento do seu quadro de funcionários, tendo em vista que em toda loja do Subway é comum encontrarmos funcionários cujo atendimento deixa a desejar.

O meu irmão tem algumas histórias bastante curiosas que ele vivenciou num dos Subway's da cidade americana de Los Angeles (que ele costumava frequentar), mas deixarei estes casos para um próximo post. Vocês vão ver que esse despreparo é mundial.

4 comentários:

  1. Nunca encontro bom atendimento em redes de fast food. Tb ja vou sem a expectativa de encontrar bom atendimento entao nao eh nenhuma surpresa.

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  2. Sempre frequento a rede Subway e posso dizer que o atendimento é até mesmo superior do que a maioria dos fast foods, eles tentam vender outros produtos sim, como em outras redes, más não encaro como ofensa, pois sei que os atendentes recebem premiações sobre isto, da mesmo forma se for comprar um sapato, um veículo sempre irão tentar vender outras coisas como os acessórios, não vejo isto como mau atendimento.

    Abs.;
    Elison Santi

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  3. Concordo com o Elison isto não faz da Subway ter um mau atendimento, adoro de paixão a Subway.

    Bjos;

    Fabiana

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  4. Nessa unidade do Subway não se pode esperar cortesia por parte dos funcionários. Nas 2 vezes que fui, ao invés do famoso "Boa tarde", o atendente te cumprimenta com "Qual?". Na primeira vez que fui nessa unidade, acabei respondendo "O que?". Depois de uma bufada, o funcionário perguntou novamente "Qual tipo de pão?". Respondi e quase que imediatamente o funcionário pergunta "15 ou 30?".
    Ao menos no Mc Donalds, Habbib's, Bob's e outras redes de fast food, quando o funcionário não cumprimenta, ao menos são claros no que estão falando e raramente bufam demonstrando insatisfação em estar lá.
    A melhor parte é quando se pede os sanduíches promocionais de R$ 6,95. O funcionário pergunta o que você quer colocar, mas nunca menciona que haverá um adicional no preço. Eles deixam a entender que pode-se pedir o que desejar que estará tudo incluso no valor promocional. Acredito que seria uma causa ganha no PROCON se alguém reclamar.

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