sábado, 2 de junho de 2012

Bentô

Em dias de muita chuva, muito calor ou muito trabalho (ou simplesmente muita preguiça), ao invés de irmos até a comida, temos vontade de que a comida venha até nós.

Nessas ocasiões, pode-se optar pelos serviços de entrega de comida, os tradicionais delivery.

Entretanto, já não aconteceu de às vezes dar vontade de almoçar uma boa e velha marmita? Existe uma que é bastante tradicional na culinária japonesa, o bentô.

O bentô nada mais é que uma grande marmita, que vem dentro de uma bandeja de isopor e é coberta com um filme plástico transparente.



Pode ser encontrado em diferentes tamanhos (e preços), mas o conteúdo básico é geralmente o mesmo: oniguiri (bolinho de arroz), sushi, omelete, legumes e uma carne. Nos mais caros pode-se encontrar até sashimi.



Este é um do tipo simples, onde há bolinhos de arroz, sushis variados, uma fatia de frango empanado, uma fatia de salmão grelhado, uma fina fatia de omelete, pedaços de abóbora e batata, além de um pequeno pedaço de pepino em conserva.

Repare que um dos hossomakis (são os sushis mais finos) parece ser de salmão, mas na verdade é de cenoura. Perspicaz, não?

De qualquer forma, para quem está sem tempo (ou sem ânimo para sair pra almoçar), tá aí mais uma opção.

Comprei este numa lojinha de produtos japoneses, próximo à saída do metrô Brigadeiro. Fica na Av. Paulista, 523.

O Bistrô Kazu também fornece bentô, mas achei que o serviço deixou muito a desejar. Se puder, evite.

Update: recentemente estive no Japão, e lá encontrei uma variedade absurda de bentôs, de diferentes tamanhos e conteúdos, além da apresentação impecável. Publicarei as fotos aos poucos, numa série especial de posts sobre a gastronomia no país.

6 comentários:

  1. bem interessante esta dica para a hora da pressa do almoço! pareceu farta e variada a marmitinha!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Caro Koji, gostei bastante do seu site. Um restaurante que esperava encontrar na sua lista mas não encontrei é restaurante arabe que fica dentro do club holms, na avenida paulista. Mas cuidado, não é o bovinus, é um restaurante que fica dentro do club, depois das catracas. Buffet de preço fechado, deve custar hoje uns R$ 35 durante a semana. Vale a visita se vc gosta de comida arabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogerio, tudo bem?
      Não sabia da existência desse restaurante árabe, certamente vou visitar. Obrigado pela dica!

      Excluir
  3. Depois de 1 ano sem fazer pedidos ao Bistrô Kazu, tudo o que posso dizer é que entre 2008 e 2011 (período que consumi produtos deles), a qualidade dos produtos decaiu muito pouco, mas o que realmente decaiu foi a qualidade do serviço de entrega. Por duas ocasiões os pedidos chegaram com mais de 1 hora e 1/2 de atraso!!
    Sempre requisitei as entregas para ocorrerem entre 11:00 e 11:30 para evitar o horário mais conturbado do pós 12:00, mas depois do último pedido, desisti completamente de voltar a comprar deles para delivery.

    ResponderExcluir
  4. Olá estou fazendo um blog sobre bentô, por isso acei o seu! Adorei )

    ResponderExcluir