quarta-feira, 28 de março de 2012

Shintori

Depois de anos passando em frente sem ter coragem de entrar (por causa dos preços), eis que finalmente visitei este famoso restaurante japonês.

Tal ato inédito só foi possível graças ao cardápio existente em frente ao restaurante, colocado bem ao lado da calçada. Neste cardápio, o teppan de frango saía por 34 reais. Não é barato, mas até que não achei caro para um restaurante de tamanha fama.

Entrando no restaurante, a garçonete (vestida com kimono - o traje típico japonês) perguntou se gostaríamos de nos sentar no setor de sashimi ou no de grelhados. Como eu sabia de antemão que o setor dos grelhados era aquele em que o cozinheiro fica bem na sua frente, preparando os grelhados (e cujo preço seria bem maior do que o prato que eu tinha em mente), optei por ficar junto da turma do sashimi.

Ao nos deslocarmos para este setor, percebi que o restaurante era realmente grande. Passamos pelo bar (cuja área é maior que o meu apartamento) e chegamos no salão, através de largos corredores. Um ambiente bastante agradável, com pé direito alto, piso de carpete e vista para um belo e bucólico jardim.

Ao consultar o restante do cardápio, dentre toda a lista de pratos (todos caros), encontrei um que me pareceu bastante interessante: yaki-udon de carne e frango. Este prato nada mais é que um macarrão grelhado (palavras do próprio garçom), misturado com legumes, vegetais, carne e frango.

Seria mais ou menos um yakisoba (feito com macarrão de udon), mas sem aquele molho todo.

Numa outra oportunidade vou contar a história do macarrão frito, mas basicamente eu gosto do macarrão do yakisoba bem frito e crocante (eu diria até quase queimado). E por causa do nome deste prato, yaki-udon (yaki = "na chapa"), achei que o macarrão deste prato tinha potencial para ter estas características crocantes. Logo, foi o prato que pedi.



Bem, o macarrão não estava bem frito nem crocante (tampouco queimado), mas acredito que nem era o intuito do prato. Além do mais, deixar o macarrão de udon (cuja "natureza" é estar mergulhado no caldo) com estas características não deva ser uma missão das mais fáceis.

De qualquer forma, gostei do prato e considero que veio numa quantidade muito boa. A única ressalva é que a carne poderia estar cortada em pedaços um pouco maiores. Se estivessem um pouco menores eu diria que já seria uma carne moída.

De sobremesa, pedi o ginger brulée, que é um creme chique com gengibre. Estava bastante cremoso e coberto por uma fina camada de gengibre caramelizado. Muito bom.



Um detalhe curioso que observei foi o cabo dos talheres de sobremesa. Ao invés de serem no formato tradicional, tinham a seção transversal circular, o que dava mais conforto do ponto de vista da ergonomia. É apenas um mero detalhe, mas acredito que um bom restaurante se constrói justamente através destes pequenos detalhes.

Onde: Alameda Campinas, 600.
Quanto: Yaki-udon a R$39,00; Ginger brulée a R$17,00.
Ponto positivo: ambiente.
Ponto negativo: pelo preço que se paga, os garçons e garçonetes poderiam ser um pouco mais simpáticos.
Vale a pena? Sim, desde que preço não seja problema.
Site oficial: www.shintori.com.br

Um comentário:

  1. Fiquei curioso pra ver esse talher com a seção transversal circular...

    ResponderExcluir