quarta-feira, 25 de maio de 2011

Gopala Hari

Se você nunca foi a um restaurante indiano, talvez estranhe um pouco no começo. Mas esse possível estranhamento é apenas nos primeiros minutos, pois à medida que a comida chega à mesa, o colorido dos pratos e o aroma dos temperos faz com que a sua única preocupação seja o próprio estômago.

Fomos em cinco pessoas e, como inicialmente não havia mesa disponível, fomos para o "setor" de almofadas. É uma sala, relativamente pequena, com cerca de 10 a 12 lugares, todos eles com as costas voltadas para a parede (ou seja, o centro da sala torna-se uma área de circulação). Você se senta no chão, em cima de sua almofada, e cada um tem a sua mesinha. Como havíamos pedido à garçonete que nos avisasse caso alguma mesa ficasse livre, mudamos para uma mesa antes mesmo de fazer o pedido. Entretanto, caso ficássemos lá, tenho a impressão de que o almoço seria um pouco incômodo, pois a mesa é pequena, além do fato de você estar sentado no chão.

A casa tem uma decoração bastante peculiar, trilha sonora indiana e txai à vontade. O txai é um chá com leite e especiarias, mas me pareceu mais um leite com achocolatado, mas com sabor bem mais suave.

À medida que os pratos foram chegando, lembrei-me dos restaurantes japoneses, pois, assim como eles, são vários pratinhos que vêm à mesa.

A sobremesa chega no começo da refeição, e pedi torta de iogurte com laranja e raspas de limão. Não tinha muito gosto de laranja, mas estava muito bom. A foto abaixo é de outra sobremesa, o gulab jamum, que é um doce aerado com calda de rosas.
De entrada veio uma salada de alface com cenoura, e um caldo à base de molho de tomate. Pedi um suco de pitanga com maçã, que curiosamente estava com gosto de suco de acerola.

Diariamente são oferecidos dois tipos de pratos do dia, mas há a opção de pedir meio a meio, que foi o que escolhi. Arroz integral com dhal de feijões (seria uma espécie de "mix" de diversos tipos de feijões), lasanha 3 queijos ao molho de tomate, pimentão recheado com brócolis e escarola, e pakora (legumes diversos empanados). Os pratos vêm bastante temperados, mas sem passar da conta. A lasanha é muito saborosa, e os legumes são leves e crocantes.




Onde: Rua Antônio Carlos, 429.
Quanto: pratos do dia a R$20,50.
Ponto positivo: pratos muito bem temperados
Ponto negativo: o ambiente poderia ser um pouco melhor iluminado
Vale a pena? Sim, para sair um pouco do tradicional arroz com feijão, além da comida ser muito boa, obviamente.
Site oficial: http://www.gopalahari.com.br/

4 comentários:

  1. E um restaurante maravilhoso parabéns a dona obrigado pela oportunidade que vem me dando dona nihari bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o Gopala Hari. A comida eh muito saborosa e faz bem ate para a alma. Se eu pudesse, comeria la todos os dias..

    ResponderExcluir
  3. Dica de rest indiano: Tandoor, na rua do sukiya/alaska, uma quadra pra baixo. os paezinhos assados no tandoori são mto bons e samosas (parece um Carêpan) apesar de um pouco massudinhas, sao mto boas tb.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro o Gopala Hari. Acho a comida muito saborosa por um preço justo. A decoração e a música me tiram da rotina sempre que vou até. Concordo que o ambiente poderia ser melhor iluminado e também não aconselho a sala das almofadas. Já almocei nesta sala e realmente é bem desconfortável.

    ResponderExcluir