quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Spoleto

Quando comecei a escrever este blog, não tinha a intenção de postar reviews sobre restaurantes "de franquia" - Mc, Girafas, Habib´s, etc. Entretanto, resolvi fazer um pequeno comentário acerca do Spoleto.

Apesar de eu gostar do lugar (se fosse mais barato provavelmente iria com mais frequência), acho que os ingredientes que acompanham a massa são servidos numa porção cirúrgica.

Para quem não conhece, o restaurante funciona da seguinte forma: você escolhe uma massa, um molho, e mais oito ingredientes variados. O cozinheiro vai juntando os ingredientes conforme instruído pelo cliente, em seguida adiciona o molho, e logo depois vem a massa, que estava sendo previamente aquecida em uma panela à parte.

O problema é que, dependendo da generosidade (ou a falta de) do cozinheiro, as porções são realmente minúsculas. Quando pensamos em "oito ingredientes", parece que a coisa vai ser caprichada, mas quando observamos a quantidade de cada um deles, é de desanimar.

Outro ponto que poderia ser melhorado é com relação à identificação de cada um dos ingredientes. O restaurante funciona num ritmo relativamente frenético, onde o cozinheiro vai perguntando, de forma até um pouco intimidadora, quais são os ingredientes escolhidos, como numa linha de produção. Se os mesmos estivessem identificados, talvez a escolha pudesse ser mais acertada, ou então menos "pressionante".

Vale lembrar que esta economia nos ingredientes foi observada na filial da Alameda Santos. Houve uma ocasião em que tive a oportunidade de almoçar no Spoleto do Terminal Rodoviário do Tietê (sim, lá tem um!), e as porções vieram generosas. O único ponto negativo foi o fato da funcionária que mistura a massa e o molho ser a mesma que cobra pelo prato. Ou seja, a mão que prepara o prato é a mesma que manuseia o nosso suado dinheirinho. Que maravilha!

Onde: Alameda Santos, 1119
Preço: a partir de R$15,00.
Ponto positivo: agilidade no preparo do prato.
Ponto negativo: quantidade microscópica dos ingredientes que acompanham a massa.
Vale a pena? se você não come muito e gosta de uma massa preparada na hora, vale a pena.
Site oficial: http://www.spoleto.com.br/

4 comentários:

  1. Ola leitores:
    Sobre esse fast food eh tenebroso, fui comer com minha namorada 1 vez pra nunca mais, eu comi, na verdade queria ter comido um polpetone e um spaguethi ao molho sugo.
    O polpetone veio gelado parecia sorvete de carne moida com queijo, ja a massa tava ate quentinha porem o molho eeeeeeeeeeeeecat parecia aqueles suco de polpa veio dentro de um saquinho, o aspecto parecia agua de salsicha horrivel, alem do q axo que a cozinheira pra engrossa ele usou muco nasal espirrava mais que um bode veio (axo q deveriam dar uma aula de segurança alimentar la....) sem sabor a porçao era pra passarinho como ja foi relatado acima, eles regulam na porçao pode ser q fui nun dia rim mas de uma coisa eu falo NAO VOLTO LA MAIS NAO... unica coisa boa de la era a coca deles agora sabem pq???? Não eh eles q fazem =)

    ResponderExcluir
  2. Dependendo do funcionário que te atende, é mais ou menos nesse nível: http://www.youtube.com/watch?v=Un4r52t-cuk
    Claro que há unidades onde fui muito bem atendido pelos funcionários, não se pode generalizar. Divirtam-se com o vídeo.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a unidade Alameda Santos deixa de fazer parte do grupo "Fast Food". Com um pouco de maldade, eu chamaria este restaurante de "Spolento". Na última vez havia fila no piso térreo e superior uma funcionária nos recomendou segui ao piso superior por ser "mais rápido".
    Esperei cerca de 20 minutos para ser atendido e criei cerca de 5 opções de prato que me seriam muito atraentes, mas não vem ao caso agora. Dentre os "cozinheiros" havia 2 funcionárias em treinamento: uma para a coleta dos ingredientes e outra para o cozimento dos ingredientes. Acredito que deixá-las lá no horário do almoço possa ajudar na experiência, contudo, a funcionária que estava "cozinhando", em muitos momentos estava "brisando" e o funcionário efetivo tinha que dar conta de 3 panelas ao mesmo tempo.
    O termo "fast food" talvez possa ser adequadamente aplicado ao ato de comer, pois realmente o prato se esvazia rapidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescentando uma análise diferenciada, a análise logística: sempre há mesa disponivel para todos. Não há necessidade de reservar lugares pois quando você pega seu prato, quase metade das mesas estão disponíveis.

      Excluir