quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Vivenda Mineira - Parte 2

Como havia comentado num post anterior, o Restaurante Vivenda Mineira possui um pequeno problema no quesito circulação. Em horários movimentados, quando a fila é grande, esse problema fica visível. Isto ocorre em virtude da fila para se servir cruzar o caminho entre a balança e a maioria das mesas, o que dificulta a vida de quem vem com a bandeja, exigindo equilíbrio e destreza por parte do cliente.

Para solucionar a questão, foi afixado um pequeno cartaz tamanho A4 num dos pilares, alertando os clientes a não fecharem a passagem:




Entretanto, este cartaz é pouco notado (ou simplesmente não é notado, como ocorre na maioria das vezes), fazendo com que as as pessoas fechem a passagem.

Para solucionar a questão, alguma das seguintes medidas poderiam ser adotadas:

1. substituir o cartaz por uma placa suspensa, presa no forro por cordas ou correntes;

2. substituir o cartaz por um adesivo no chão, delimitando o local de passagem;

Acredito que ambas as soluções chamam muito mais atenção do que este cartaz, e seriam alternativas relativamente rápidas e de baixo custo.

Uma medida mais ousada, mas que também solucionaria o problema (e de forma definitiva), seria alterar o layout do local, de forma que estes caminhos não se cruzassem mais. Bastaria inverter o sentido da fila para pegar comida, colocar a balança do lado oposto ao que está atualmente, e posicionar o caixa ao lado da saída.































Essa solução demandaria mais tempo e certamente teria um custo, mas melhoraria significativamente o deslocamento pelo ambiente, evitando possíveis acidentes e eventuais aborrecimentos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

*** Update ***
12 de novembro de 2013

Enviei estas sugestões ao restaurante na época, mas nada foi feito. E hoje, mesmo depois de mais de 2 anos, nenhuma providência foi tomada. O layout continua idêntico, a desorganização continua a mesma, a dificuldade em passar com a bandeja continua grande, e com um agravante: a pequena placa pedindo para que a passagem não fosse fechada foi misteriosamente retirada.

Ou seja, agora é oficialmente permitido dificultar a circulação.

4 comentários:

  1. olha! um trabalho de ergonomia! Traz lembrancas hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Pois é, essa solução foi inspirada nos trabalhos da época da FAU! =)

    ResponderExcluir
  3. Meu nome è alan
    Seu Proprietario do Vivenda Mineira, gostei muito das suas ideias.
    e das duas repostagens que vc fez.
    gostaria de conversar com vc.
    me liga
    3283-1899

    ResponderExcluir
  4. Gostei da reforma proposta. Realmente do jeito que esta é uma bagunça. Sr. Proprietário, mude já e paga uns trocado pro blog ! rs

    E quanto ao restaurante eu já frequentei muito mas não tenho ido mais, trabalho no mesmo quarteirão... a comida no estilo caseira é ótima, mas acho que faltam carnes de primeira e a salada costuma não ter uma aparência muito agradável, não parece fresca. []'s

    ResponderExcluir